quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Errar é humano. Permanecer errando...




Já dizia o ditado: "errar é humano, permanecer no erro é tolice".
Há pouco, acompanhamos as notícias da Tragédia em Santa Maria. Erros que foram cometidos em série, que serviram como avisos, mas muitos não os percebem, e se notam, fazem vistas grossas.

1. Perigo: Segundo a Bíblia, entende-se que, locais de bebedices, orgias e prazeres carnais, podem existir pois "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.". 1 Coríntios 10:23. Mas, por existirem, não significa que devem ser frequentados. É possível acreditar, que muitos sabem dos riscos que correm frequentando locais como o da Boate Kiss em Santa Maria. Não falo apenas do risco de incêndios,  mortes em brigas, assaltos e  etc., que para alguns pode ser remoto, mas também dos perigos moral, intelectual e espiritual que as pessoas frequentadoras de ambientes assim podem enfrentar.

2. Desobediência: Muitos, que estavam na Boate Kiss, por certo receberam um "NÃO" dos pais antes de saírem de forma desobediente de suas casas. Outros foram aconselhados e ensinados desde a sua infância que não frequentassem locais, aparentemente "inofensivos", mas que por de trás, trazem influencias negativas ou ainda perdas significativas. Mesmo assim, decidiram juntar-se a "amigos", e estarem lá.

3. Desvio da Fé: Quantos podem ter sido educados em lares cristãos, conhecedores da Palavra de Deus e do Caminho do Céu, mas quando acharam que eram "donos de si", deixaram a fé, e foram "aproveitar" a vida. Será?
Outros ainda, mesmo sendo educados em uma cultura fora dos padrões Bíblicos, tendo oportunidade de salvação e de ouvir a Palavra, desprezaram-as dizendo ser muito jovens para seguir Jesus, ou ainda que todos os princípios bíblicos não passam de besteirol.

4. Negligência Familiar: É possível acreditar que muitos pais nunca alertaram seus filhos sobre os perigos que se corre, por levarem a vida despreocupados quanto a bebidas alcoólicas, drogas (lícitas ou não), orgias, más companhias e outras atividades da "vida louca", como usam dizer. Outros até querem cobrar de seus filhos, o que com exemplos não ensinam. Vale lembrar, que a desobediência antes citada, também é uma forma de os próprios desobedientes negligenciarem as ordens e ensinos que lhe foram repassados.

5. Negligência Cristã: Foi possível ouvir muitos pedidos de oração em favor dos vivos e dos mortos, como se para estes últimos citados adiantasse realizar o pedido.
Por que as igrejas não se unem diariamente para orar pelos jovens da nossa nação? Por que normalmente não convidam seus vizinhos e colegas para assistirem a um culto, isso se disserem a eles que é Cristão? A igreja culpa os jovens por rebeldia, mas esquece de enxergar que ela própria não está fazendo o seu papel na evangelização. " Aconselho-te... que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." - palavras de Jesus à igreja em Apocalipse 3.18.

6. Negligência do Estado: A boate Kiss, segundo informações, funcionava desde agosto de 2012 sem o alvará de licença para funcionamento, revisão preventiva e fiscalização dos equipamentos de segurança contra incêndio. Exemplo foi o extintor que, conforme testemunhas, fora manipulado por mais de uma pessoa e apresentou defeito. Onde andou a fiscalização todos esses meses? Nós pagamos os impostos querendo ou não, sendo descontados nos salários, alimentos e demais produtos adquiridos no mercado, enquanto isso, alguns estabelecimentos funcionam ilegalmente, gente que é paga para fiscalizar, não se sabe por que não o faz, e ainda "gente grande" na política rouba, inventa leis descabíveis, sendo que, as que já existem não são aplicadas, ou seja, negligenciadas.

Poderíamos citar outros erros. Mas, falar, falar, e falar, não vai adiantar enquanto ficarmos observando os nossos erros e os dos outros, e não optarmos por fazer diferente. A Bíblia manda nós "fugirmos de toda aparência do mal", mas achamos que um pouquinho não tem problema. A mesma ordena que oremos, evangelizemos, preguemos com nosso testemunho, mas convenhamos, será que não estamos sendo tremendos "vacilões"? A as instituições responsáveis, o Estado, entre outros criam normas a serem seguidas, mas a maioria pensa que pode viver "a exceção da regra". "- Não vai acontecer nada de errado comigo.... eu sempre fiz e deu certo..." e assim por diante.
Por fim, sabemos que muitos estão chorando agora, fazendo minutos de silêncio, procurando culpados. Mas, em poucos dias boates, bares, mercados, hospitais, igrejas, escolas e etc., funcionarão sem condições, e muitos estarão esquecidos da tragédia, até que seja com ele próprio, com seus filhos ou amigos. Enquanto isso, permanecem errando.

"O inteligente aprende com os próprios erros, os sábios com os erros do outros, o tolos nunca aprendem".

 por Jeremias Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário